Autor: Anderson Gomes Bastos
Editora: Big Time
Ano de Publicação: 2016
Número de Páginas: 132
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
"Você nunca entenderá quão ruim é a sensação de ser uma engrenagem no meio de uma história completamente densa e problemática. A não ser que você seja essa engrenagem."
Hoje vou falar sobre um livro bastante peculiar. Não é uma história de terror. Nem uma fantasia. Não chega nem perto de um suspense policial. Hoje vou falar de uma história sobre o tempo. Essa história, escrita pelo amigo e parceiro do blog, o soteropolitano Anderson Gomes Bastos, é sobre um garoto que descobriu o tempo cedo demais.
Sinopse: Quanto tempo é necessário para o homem aprender? Com O Tempo narra a trajetória de um garoto que, guiado por sua memória mais antiga até o tempo presente, explica como se tornou quem é. Mas não é só isso que cabe numa história. Crianças não sabem muito, só aprendem é o que diz o nosso personagem. Até se tornar um homem existem amores platônicos que cortam o coração e uma incessante luta pela sobrevivência como quando viveu por 32 dias na rua ou as inúmeras vezes que suportou a violência paterna. Há a figura de Diego que com o tempo se tornou seu melhor amigo, mesmo quando acabaram se apaixonando pela mesma mulher. Este homem cresce e já adulto precisa lidar com Isabel. Com tantas idas e vindas no tempo, com amores, despedidas e um lar caótico, precisa saber se é possível não repetir mais essas aflições no futuro - que está sempre batendo a porta. Imerso numa escrita fluida e objetiva, Com o Tempo, um romance que em sua autenticidade, convida o leitor a se sentar e ouvir e viajar com ele, nos traz aquele gosto de vida pulsante, aquele susto que nos lembra que o tempo jamais será algo que possamos controlar, medir ou guardar.
O romance Com O Tempo narra a infância e a vida nada fácil de um garoto. Sua convivência complicada com o pai, um homem que bebia, batia na sua mãe, e vivia brigando com o filho. Numa dessas brigas, seu pai começara a lhe bater, pois o garoto não lhe pedia a benção. Em outro momento, fugiu de casa pois não ia se submeter a chamá-lo de pai. Narra também o começo da sua vida amorosa, ainda criança, quando começa a gostar de uma coleguinha de sala. Narra o início da sua amizade com Diego, um cara com quem sempre se encontrava no ponto de ônibus e que acabou virando seu melhor amigo, mesmo quando aparece a figura de Rosa, uma mulher que vira a cabeça dos dois.
Mas sua história não para por aí. Mesmo tendo vivido nas ruas por 32 dias, estudando no escuro, tomando banho na escola, almoçando na casa de um colega, mesmo tendo levado vários foras, mesmo tendo se apaixonado sem ser correspondido, mesmo tendo visto seu amigo se despedir, esse garoto conseguiu crescer e virar um homem. E agora, vivendo em outra cidade e cursando uma faculdade, ele precisa lidar com mais um amor: Isabel. Isabel era uma mulher que, com seus cabelos castanhos encaracolados, parecia se encaixar perfeitamente na sua vida. Mas este homem conseguiu viver um relacionamento de idas e vindas com essa mulher. O tempo foi mostrando que as coisas foram se consumindo. Seria tarde demais?
"Eu nunca tinha muitas certezas sobre a minha vida, sobre o meu futuro. Sempre fui um rapaz instável, cheio de parafusos a serem ajustados."
Para seu primeiro livro, Anderson está de parabéns. Sua escrita é bem fluida, simples e instigante, faz você devorar a leitura. A história deste garoto/homem sem nome convida o leitor a refletir sobre o tempo, algo que jamais poderemos controlar, pausar, voltar, corrigir. Um romance que tem um certo tom de drama biográfico - no final do livro fala que os personagens são reais no mundo da ficção, mas tem uma alguma coisa nesse livro que me parece real no mundo real mesmo rs. Talvez seja pelo simples fato de que a vida não é um mar de rosas, e muitos dos acontecimentos narrados em Com O Tempo poderiam ser facilmente reais para alguém. Enfim, agradeço ao Anderson por ter lançado esse livro tão interessante e pela oportunidade de adquiri-lo (vi meu nome nos agradecimentos, adorei rs), e espero que venham mais livros por aí. E para quem tiver a oportunidade, boa leitura!
E por falar em ter a oportunidade de ler esta obra, nós do Amados Livros em parceria com o autor resolvemos fazer o sorteio de um exemplar pra vocês! Para participar, confira as regras abaixo:
Como Participar
- O sorteio será realizado pelo Rafflecopter.
- As primeiras entradas são obrigatórias para liberar as demais opcionais.
- É permitido compartilhar o banner do sorteio uma vez por dia, portanto você pode compartilhar várias vezes, assim estarão sempre voltando para visitar nossa página no facebook e ganhando mais chances no sorteio.
- Não basta apenas visitar as páginas do facebook no aplicativo, tem que curti-las ou será desclassificado.
- Com mais entradas preenchidas você terá mais números no sorteio final. Fique a vontade para preencher quantas quiser.
Algumas Regras
- Obrigatório ter endereço de entrega no Brasil.
- Comentar aqui no post um e-mail válido para contato.
- A promoção começa dia 22/06 e se encerrará no dia 20/07 às 12h, com resultado no dia seguinte, ou no mesmo dia. Resultado esse que será divulgado em nossas redes sociais e aqui no blog.
- O sorteado terá até 72 horas para responder ao e-mail de contato. Ou nos enviar um e-mail com os dados de envio para amadoslivros@gmail.com, ou pela nossa página no facebook. Caso não haja resposta após as 72 horas, haverá um novo sorteio.
- ATENÇÃO: Perfis fakes ou utilizados apenas para participar de promoções serão desqualificados.
Sobre o envio
- O envio será realizado em até 30 dias após o anuncio e contato com o vencedor.
- O blog não se responsabiliza por eventual extravio, roubo ou perda dos Correios.
- O blog pode ou não fornecer o rastreio aos vencedores.
- O blog não é obrigado a reenviar o livro caso o vencedor forneça dados errados e o livro retorne ao remetente. Caso o destinatário encontre-se ausente e o livro retorne, o blog não é obrigado a fazer o reenvio de seu próprio bolso. Ou seja, caberá ao vencedor pagar pelo reenvio. Portanto, atenção aos Correios.
Boa sorte a todos!
*****Editado: 21/07/2016*******
Resultado do sorteio AQUI!
Ja tenho meu exemplar.. na vdd o meu foi o primeiro entregue <3
ResponderExcluirSucesso na carreira desse grande autor e parabéns pela resenha Mari...
Participa assim mesmo, que ai se vc ganhar dá pra alguém! Kkkk
ExcluirQue legal!!! Adorei o enredo! Boa sorte a todos!
ResponderExcluirBoas leituras
Www.linguaeliteratura.com.br.
Oiieee, tudo bom?
ResponderExcluirGostei muito da resenha, o livro parece ser muito bom, e pelo visto os personagens bem reais não é mesmo, espero ter a oportunidade de ler.
Participando!!!
milarosadasilva@gmail.com
Muito bacana!espero ganhar. Dedinhos cruzados.
ResponderExcluirmaizedanielaabc@hotmail.com
Parece legal o livro. Vou participar :D
ResponderExcluirParticipando ♥
ResponderExcluirjaquelinecuevascortes@hotmail.com
Parece legal...
ResponderExcluirAdorei a indicação desse livro,mesmo não sendo muito meu estilo literário favorito pretendo dá uma chance a ele logo.Valeu pela dica
ResponderExcluirEsse ano estou na vibe dos livros nacionais e adorei a dica. Sem contar que amei a capa. Mesmo parecendo ser bem dramático, assim que possível vou dar uma chance. Desejo sucesso ao autor, pelo que vi na sua resenha ele vai longe 😊
ResponderExcluirBeijinhos da Fran
insidethebookssite.wordpress.com
Eu adoro conhcer novos autores nacionais, e o Anderson eu ainda não conhecia. Achei a proposta do livro dele bem interessante, e apesar de ser uma leitura rápida, acho que ela promove boas reflexões, e a sua resenha me deixou mais instigada para ler. Beijo!
ResponderExcluirNão conhecia este livro, mas a história parece ser bem interessante.
ResponderExcluirBoa sorte aos participantes!
Oi!
ResponderExcluirAinda não conhecia essa historia mas parece ser um livro bem interessante, principalmente pela tema e como ele acaba nos fazendo refletir através da vida do protagonista !!
Gostei da história, realmente é um livro bem diferente, um tanto simples, mas bem reflexivo! Espero ter a oportunidade de ler!
ResponderExcluirQue legal ter sorteio. Quem não ama? Hahaha
ResponderExcluirPorém esse não foi um livro que me chamou muito a atenção, infelizmente.
Vou deixar passar esse sorteio para que alguém que o queira bastante consiga ganhá-lo! :)
Sorteios são ótimos <3 Ahauuha
ResponderExcluirAdoro livros simplesinhos, mas que carregam reflexões, e nacional ainda!
Beijos, Carol
Blog com V.