06/02/2014

Livro: A Esperança - Jogos Vorazes (livro 03)

Livro: A Esperança - Jogos Vorazes (livro 03)
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de Páginas: 424
Ano de Publicação: 2011

Depois da adaptação cinematográfica a trilogia de Jogos Vorazes (Clique AQUI para ver todos os livros da saga) virou a menina dos olhos de muita gente. O que em partes não é ruim, a história em si é muito boa, com uma trama envolvente e nem um pouco massante. Vamos então para o encerramento desta narrativa fascinante. Se você não leu os outros livros, cuidado pois esta resenha conterá spoillers.
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
A saída inesperada de Katniss e mais alguns campeões da arena da ultima edição dos Jogos Vorazes causou um grande impacto em toda Panem, e obviamente foi o estopim para a revolução. Como os anteriores o livro é divido em partes, todas surpreendentes.
“As Cinzas”, primeira parte do livro, vai preparando o terremo, por assim dizer, para que o leitor possa aguentar o baque do livro. Katniss retorna ao que restou do Distrito 12 que fora aniquilado por um bombardeiro da Capital. Ela olha para o local que um dia chamou de lar, e sente o peso de suas escolhas sobre a vida de todos. Então ela retorna ao Distrito 13 (isso mesmo, ele não foi totalmente destruído como afirma a Capital, na verdade ele agora existe no subsolo) e é nele onde boa parte do livro ocorre. É onde vemos a transformação de Katniss de uma simplória garota do 12 para o Tordo, o simbolo e a força da revolução.
A segunda parte trata-se do resgate de Peeta, ele fora deixado na arena e tornou-se prisioneiro da Capital. Como o esperado ele também sofreu bastante nas mãos de seus captores, o que mostra a engenhosidade maligna do ser humano. Triste, contudo fascinante.
A última parte desde livro é simplesmente surpreendente, as reviravoltas que acontecem no final são rápidas e inesperadas. Suzanne Collins concluí a série de forma simplesmente espetacular, tornando o livro simplesmente marcante. As sequelas de uma guerra sempre são profundas e no fim, nem sempre quem vence consegue todas as glórias almejadas. Um livro sensacional, que concluí uma série sensacional que eu recomendo com total certeza!




Um comentário:

  1. Infelizmente eu só li o primeiro livro, este parece ser muito bom.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...