14/02/2018

Livro: Nêmesis

Título: Nêmesis
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2014
Número de Páginas: 266
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ 
Skoob: Adicione
Onde Comprar:
“Não tenho certeza, mas acho que Elizabeth Temple sabia ou estava começando a compreender o que tinha acontecido. Uma palavra terrível, ela disse. Amor.”

A Rainha do Crime, Agatha Christie, prepara nesse livro a senhora mais terrível para uma investigação mais que intrigante. Miss Jane Marple se depara com uma notícia inesperada em uma das suas leituras de obituários: Jason Rafiel está morto. Não sabendo por que ficou abalada com aquela notícia, uma semana depois, Miss Marple se vê, de repente, em uma missão dada pelo próprio milionário: investigar um assassinato. Ela recebe essa missão e descobre que o finado deixou-lhe também uma herança em troca deste favor.


Sem nenhuma pista do que deveria descobrir e procurar, nossa senhora supersimpática entra em um mundo de mistérios a serem revelados. Sr. Rafiel deixou-lhe uma viagem com todas as despesas pagas, sem motivo algum, aparentemente, para uma visita aos jardins ingleses. No decorrer da viagem, Miss Marple investiga cada um dos seus colegas de viagem e começa a criar em sua mente uma teia de suposições que, aos poucos, vai desenvolvendo na história uma série de hipóteses, umas para descarte e outras para firmar o que seria desvendado ao final.

O amor que fez com que um assassinato acontecesse naquele local foi o que Miss Marple, também chamada pelo Sr. Rafiel de Nêmesis, – deusa da vingança e da justiça, para os gregos – começou a desenrolar em sua investigação. Cada contato que ela tem com os personagens da história vai construindo um caminho interessante, e dando algumas possíveis pistas para que ela resolva o caso dado pelo milionário.

Cada personagem tem uma devida importância, desde os vivos aos mortos. Miss Marple tem uma tática toda especial para descobrir coisas, usando além de seu tato para o mal, a sua vantagem de ser uma “velha curiosa”. A sua passagem pelo solar marca muitas descobertas, incluindo também as cartas recebidas que foram enviadas pelo próprio Sr. Rafiel, e também as pessoas que ele deixou na incumbência de fazerem parte da trajetória da nossa protagonista.

Em alguns momentos, principalmente nos primeiros capítulos, a história é um tanto cansativa, talvez pelo motivo de encontrarmos na maioria das histórias um caso que vai se desdobrando desde ao início ao decorrer da história, e não um caso que vai sendo construído sem nenhuma pista. Agatha Christie consegue neste romance policial montar um quebra-cabeça dentro de todas as especulações de Miss Marple, chegando ao fim a um resultado já predito antes: O amor que levou a um caminho terrível, ao caminho da morte.

Seja cúmplice de Miss Marple para desvendar este caso desde o inicio, e não desista da velhinha mais sabida que já encontrei na literatura. A personagem me trouxe algumas risadas e um pensamento mais que reflexivo: que velhinha danada e terrível essa Miss Marple! Selo recomento de garantia. ®

--


Esta resenha foi escrita por Glauber Oliveira, grande amigo nosso, que também é escritor. É de sua autoria um conto publicado na antologia Das Trevas, da editora Cultura em Letras e Edições. Elaborado a partir de uma seleção de autores - que incluem nosso amigo -, o livro traz contos de terror em diversas histórias contagiantes e de arrepiar!




2 comentários:

  1. Olá,não tem como não ler os livros de Agatha Christie,e devorar cada nova página,a procura da resolução do grande mistério.
    E admito que todas as vezes me surpreendo com o final!
    Não li ainda esse livro,mas já estou curiosa só de ler a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de ter lido o e-book desse livro da Agatha Christie e menos de um dia e ter ficado muito chateada por ter lido o livro tão rápido mas eu quero essas edições de volume físico Afinal é muito lindas essas edições da nova fronteira

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...