24/05/2017

Livro: Harry Potter e a Câmara Secreta versão Ilustrada

Título: Harry Potter e a Câmara Secreta - Ilustrado 
Autor(a): J. K. Rowling
Ilustrações: Jim Kay
Editora: Rocco
Ano: 2017
Número de Páginas: 272
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar:

"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."

Comprar Harry Potter e a Pedra Filosofal ilustrado me deixou com a felicidade a mil, mas ganhar o segundo volume de presente de aniversário é uma coisa indescritível! Por mais engraçado que seja o fato de eu e Mila termos nos dado de presente de aniversário o mesmo livro, Harry Potter e a Câmara Secreta ilustrado por Jim Kay é um livro lindo e maravilhoso e divo e tudo de bom, que qualquer potterhead merece ter na estante! É muito amorzinho, gente! ♥ Essa resenha ficou um pouco grande, vou logo avisando, porque é muito amor envolvido.

A história pode ser a mesma que você já conhece, mas nunca é demais relembrar, reler, rever: depois de ter sua vida mudada de ponta cabeça no ano anterior, ao descobrir que era um bruxo e ir estudar em Hogwarts, Harry Potter foi passar as férias de verão na casa dos tios insuportáveis com quem sempre vivera. Os maus-tratos continuam, como sempre, e no que parecia ser mais um  dia comum na casa dos Dursley, Harry conhece Dobby. Dobby é um pobre elfo doméstico que surge em seu quarto e que veio escondido de seus patrões para implorar a Harry que não volte a Hogwarts. Coisas sinistras e perigosas estão para acontecer este ano na escola e o elfo teme pela vida do garoto. Harry não entende o que Dobby quer dizer e deixa claro que não pretende ficar na casa dos tios carrascos mais um ano. Seu verdadeiro lar é Hogwarts, onde é bem aceito e feliz. Tentando fazer com que Harry não volte a escola, Dobby acaba provocando a ira dos Dursley, que a descarregam em cima do menino: eles o trancam no quarto e colocam grades em sua janela, passando a alimentá-lo apenas uma vez por dia, refeição essa que Harry divide com a coruja, Edwiges.

Porém, quando menos espera, Harry é surpreendido por seus amigos Rony e os gêmeos Fred e Jorge, da família Weasley. Eles resgatam nosso pequeno herói com um carro voador e o levam para a Toca, a residência dos Weasleys - que poderia parecer simples, mas para Harry era o paraíso - onde ficam até o fim das férias. No dia de voltar a Hogwarts, outra coisa estranha acontece: a passagem para a plataforma ferroviária 9 e 3/4 se fecha no momento em que Harry e Rony pretendiam atravessá-la. Atrasados para pegar o Expresso Hogwarts, os dois resolvem ir para a escola com o carro voador do Sr. Weasley, o que chama a atenção dos trouxas (aqueles que não são bruxos, tipo eu e você que tá lendo, infelizmente). O fato de se atrasarem, pegarem o carro escondidos, serem vistos pelos trouxas, e ainda atingirem uma árvore centenária de Hogwarts, o Salgueiro Lutador (na verdade, eles que foram atingindo pela árvore), quase leva os garotos a serem expulsos, além de prejudicar o pai Rony no trabalho. Para completar, os alunos conhecem o novo professor de Defesa Contra As Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart, um homem super vaidoso e egocêntrico, que era famoso por vários feitos fantásticos e sempre se achava melhor que todo mundo em todas as áreas. Gilderoy passa a ser um tormento na vida de Harry. Mas nada poderia ser pior do que estava por vir.

Ao que parece Dobby não prevera errado. Coisas realmente perigosas começam a acontecer na escola. Primeiro, Harry começa a escutar uma voz bizarra pela escola, que falava em matar e em sede de sangue. Até que ele encontra Madame Nor-r-ra, a estranha gata de estimação do zelador Filch, petrificada, acompanhada de uma mensagem: "A Câmara Secreta foi aberta. Inimigos do herdeiro, cuidado." Ao que parece, existia uma lenda sobre uma Câmara Secreta na escola, construída há mil anos por Salazar Slytherin, um dos quatro fundadores de Hogwarts e da casa Sonserina. Segundo a lenda, Salazar - que não suportava a ideia de ter trouxas estudando magia em sua escola - brigou com os outros fundadores e partiu de Hogwarts, não sem antes construir a câmara e nela abrigar um monstro terrível, para que um dia seu herdeiro pudesse abri-la e fazer uma "limpeza" no colégio, continuando sua obra. Apesar de os professores nunca terem encontrado a entrada para a câmara, 50 anos antes desse novo ataque ela havia sido aberta e seu monstro matara uma pessoa.

Então outros ataques começam a acontecer, dessa vez contra alunos trouxas, que ficam petrificados como a gata, e Harry é apontado como principal suspeito pelos colegas por "estar no lugar errado, na hora errada". Quando descobrem que Harry é ofidioglota - capaz de falar com cobras, suas suspeitas de que ele seja o herdeiro de Slytherin aumentam ainda mais. Para piorar, Harry descobre que Lord Voldemort também era capaz de falar com cobras. Isso o deixa intrigado e com medo de ter alguma ligação com o bruxo das trevas. Harry, Rony e Hermione tentam de todas as maneiras solucionar esses mistérios antes que todos os alunos trouxas sejam petrificados, ou pior, comecem a ser exterminados. Coisas sombrias relativas ao passado de Hogwarts aguardam nossos amigos, que nem imaginam o perigo que estão para enfrentar, muito pior do que o encontro com o que sobrou de Lord Voldemort no ano anterior. Afinal, onde fica a Câmara Secreta? O que há escondido há tantos séculos naquele lugar? Por que Harry consegue falar com cobras? E o que é a tal voz sanguinária que só ele escuta? E mais: quem é Tom Riddle? Nem falei dele, mas será uma pessoa muito importante para o desenrolar da trama!

Eu notei nessa releitura que os personagens parecem ter mais destaque. Rony, por exemplo, aparece sempre ao lado de Harry, e o ajuda em vários momentos. Enfrenta Draco Malfoy, quando este insulta sua amiga Hermione, enfrenta sua aracnofobia para ajudar a solucionar o mistério da câmara e do monstro, salva Harry dos tios no começo do livro, entre outros acontecimentos. E sua irmã Gina também tem um destaque maior nesse livro, já que é seu primeiro ano em Hogwarts. Ela terá uma participação muito importante na história. E Hermione, é claro, maravilhosa. Viver com a cara enfiada nos livros a ajuda mais de uma vez nas tentativas de solucionar o mistério. A bicha lacra até petrificada! ♥ Quando eu digo que sem ela, Harry e Rony morreriam no primeiro livro...

Outra coisa que eu percebi, não sei se estou enganada, é que Harry às vezes pode ser um tanto quanto desagradável, pelo menos nesse livro (preciso reler os próximos para perceber se isso ocorre mais vezes, e se sim, J.K. é uma "gênia", porque esse comportamento pode ser explicado pelo o que descobrimos sobre ele no último livro). Nos filmes - que eu já vi milhões de vezes - não se nota isso, pelo menos eu não notei. Teve momentos no livro que eu achei o menino que sobreviveu um pouco grosso com as pessoas, principalmente Dobby e o garoto da máquina fotográfica que é fã dele, Colin Creevey. Tá certo que Dobby tenta ajudar da forma mais estranha possível, e que Colin é bem grudento, mas achei algumas reações de Harry bem desnecessárias. Pode ser também que as coisas que ele sofre em casa, os preconceitos dos colegas e toda essa situação misteriosa envolvendo Voldemort, inclusive, explique suas atitudes, afinal ninguém aguenta tudo isso de boa... O que importa é que com o passar do livro, essa sensação foi mudando, e Harry começou a voltar a ser "gente boa" como antes.

No mais, essa versão ilustrada é tão maravilinda quanto a anterior! E eu já quero muitooooo a próxima, Prisioneiro de Azkaban! O livro tem projeto gráfico sofisticado com capa dura, uma sobrecapa (jacket) de novo com um desenho fofíssimo e miolo em papel couché. As ilustrações de Jim Kay estão cada vez melhores, me apaixonei por esse ilustrador! ♥ Vou deixar várias fotos da minha edição para vocês babarem novamente ai embaixo. Não preciso dizer que recomendo. Se você ainda não leu Harry Potter, o que é que você está esperando??? Aproveita e começa pelas versões ilustradas, com certeza 'cê vai amar! ♥ Boa leitura!

Clique nas imagens para uma melhor visualização:

Sobrecapa aberta para vocês admirarem melhor...

Laranja!

*-*

Pra mim, foi meu melhor aniversário, sorry, Harry! hehe

Dobby!

Tem nem o que falar... Babem mesmo!

Que será que Draco está aprontando?

As vantagens de ser invisível!

Mione ♥

Fantasminhas caramaradas...

Seu lindo!

Nhoiin ♥

Murta que Geme!

Gilderoy prosa ruim... rsrs

Quem lembra do Diário de Tom? Ah, pois...

Hagridinho!

Siga as aranhas! Por que não podia ser "siga as borboletas?"

Aragogue!

Petrifiquei!

HAAASHAAASHAHAAAH! Não, pera...

Fawkes!

Nhoiin [2]! Dobby é um elfo livre!

That's all, folks!



9 comentários:

  1. Oi Mari.
    Eu gostei bastante da resenha uma pena realmente não curtir histórias do mundo do Harry Potter qualquer coisa do tipo até com quem leu os livros algum tempo atrás mas realmente não desfrutreo da leitura O que é uma pena realmente porque acho bastante interessante as histórias.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sua resenha me fez relembrar do livro que li há um bom tempo atrás. E esse para mim, foi bem mais movimentado e cheinho de aventuras do que o primeiro.
    Essa do carro voador, foi uma das partes do livro que mais me lembro e gostei.
    E esse seu livro ilustrado está um escândalo de tão lindo!
    Deixa a gente babando mesmo Mariana. Você pode! Rsrs

    Gostei muito da resenha. Me fez recordar dessa história tão boa. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Com certeza o segundo livro tem bem mais aventuras, com certeza o carro voador é minha parte preferida. Também tenho o ilustrado e amei cada página. Aguardando ansiosamente o terceiro sair.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é simplesmente perfeito. Como eu não tenho nenhum da coleção HP, será esse que vou comprar.

    ResponderExcluir
  5. Amei essa edição, preciso comprar. Essa fotos que voce adicionou sou me deixou com ainda mais vontade de ter essa bela edição.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari ;)
    Nossa quero muito essa edição do livro *-*
    Que ilustrações magníficas!
    Ri demais no vídeo, quando você disse que você e a Mila se deram o mesmo livro kkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Tô apaixonada por esse livro!! Como não tenho nenhuma edição de HP to juntando as moedinhas para comprar essa ai.. parabéns pelo belo presente!
    PS: aceito de presente tá rsrs

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse livro e simplesmente maravilhosa, a diagramação dele está perfeita, e bem interessante quando lemos aquela historia varias vezes e podemos ver certos detalhes mudando, quero muito esse livro !!

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente super caprichada a diagramação desse livro, eu queria ler, mas não sabia como era a diagramação do livro, muito bonitas suas fotos, estou bem ansiosa para ler este livro.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...