24/12/2016

Livro: Persépolis (Completo)

Título: Persépolis (Completo)
Autor: Marjane Satrapi
Editora: Companhia das Letras
Ano de Publicação: 2007
Número de Páginas: 352
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Skoob: Adicione
Onde Comprar:
Se para nós, adultos, já é difícil lidar com mudanças bruscas e com os horrores da violência e da guerra, imaginem como tudo isso afeta uma criança de 10 anos. Essa foi a idade que a autora, Marjane Satrapi tinha quando foi obrigada a usar o véu islâmico pela primeira vez, sendo separada dos seus amigos. As aulas mistas não mais existiam, agora meninos e meninas eram separados e aprendiam o que era "mais útil" para eles.

O ano era 1979, o Irã estava passando por um revolução que levava o país para o regime Xiita, a opressão à população estava aumentando consideravelmente, e muitas condutas foram impostas, bem como a "padronização" das formas de vestimentas. A censura passou a ser fiel companheira de todos, e até as pequenas revoltas eram grandes conquistas.


25 anos depois, já adulta, Marjane deu vida a Persépolis, estes quadrinhos que contam sua história, através da inocência que ela possuía na infância. É difícil não se emocionar ou se chocar com as coisas descritas. Talvez por eu ter passado minha vida toda experimentando a liberdade, eu não consigo entender como tantas coisas horrendas acontecem e o mundo simplesmente fecha os olhos.

O livro me tocou de várias maneias, e tornou-se um dos meus favoritos. Eu li o volume único que contém todos os quadrinhos. No vídeo abaixo eu mostro um pouco do livro e conto também um pouquinho mais de minhas impressões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...