18/05/2015

Série: Vikings

Título: Vikings
Gênero: História, Ação, Drama, Aventura
Canal: History Channel e MGM
Direção: Michael Hirst
Elenco: Travis Fimmel (Ragnar Lothbrok), Katheryn Winnick (Lagertha), Nathan O'Toole/Alexander Ludwig (Bjorn Lothbrok), Clive Standen (Rollo), Gustaf Skarsgard (Floki), George Blagden (Aethelstan), Gabriel Byrne (earl Haraldson), Jessalyn Gilsig (Siggy), John Kavanagh (O Vidente), Donal Logue (rei Horik), Alyssa Sutherland (princesa Aslaug), Ivan Kyle (rei Aelle), Linus Roache (rei Ecbert).
Ano de Estreia: 2013
Número de Temporadas: 3
Duração dos Episódios: 45 minutos
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Amo História. Já falei isso aqui antes. E a Idade Média ainda é mais fascinante. Para uma fã da saga Crônicas Saxônicas, o seriado Vikings caiu como uma luva. Se você tem o mesmo gosto, não perca tempo e assista logo. Não se convenceu ainda? Então deixa eu te contar umas coisinhas sobre o seriado.

A série estreou em 2013 no Canadá e nos Estados Unidos, pelo canal History em parceria com a MGM. Filmada na Irlanda, Vikings tem como inspiração as histórias e lendas do célebre viking Ragnar Lothbrok, que reinou na região da Suécia e Dinamarca, entre os séculos XVIII e IX. Diz a lenda que ele foi pai de Ivar "Sem Ossos" e Ubba Ragnarsson, os famosos chefes-irmãos vikings dinamarqueses. Em Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, Ragnar "O Intrépido" foi um jarl dinamarquês que participou da invasão à Grã-Bretanha e foi quem sequestrou e adotou Uhtred.


Voltando ao enredo da série, Ragnar é retratado inicialmente como um fazendeiro escandinavo que sonhava em realizar incursões vikings além mar, para descobrir novas civilizações e riquezas. Contando com a ajuda de sua esposa Lagertha, uma shield maiden (donzela escudeira), e seu irmão Rollo, Ragnar desafia o earl Haraldson, chefe viking da vila Kattegat - um homem de pouca visão - a permitir as incursões no noroeste da Inglaterra, até então inexplorado por eles. Com o auxílio de seu amigo Floki, um hilário e hábil artesão, ele constrói uma espécie de navio, mais veloz que os já existentes, e parte para sua jornada. Seus primeiros saques bem sucedidos acontecem no reino inglês da Nortúmbria, de onde retorna trazendo como refém o monge Aethelstan, como seu escravo. Ragnar ganha a inimizade do rei Aelle da Nortúmbria, e desencadeia uma série de confrontos com o earl Haraldson, a quem acaba por derrotar e tomar seu lugar, se tornando assim o earl Ragnar.


Fascinado com a cultura da nova civilização que encontrou, Ragnar se torna amigo do monge e aprende sobre sua língua, cultura e seu único deus cristão, ensinando-lhe também sua língua, cultura e sobre todos os seus deuses nórdicos. Mais tarde, Ragnar jura lealdade ao rei dinamarquês Horik, e os dois pretendem retornar à Inglaterra para mais incursões e saques. Só que nem tudo são flores, e Ragnar vai encontrar algumas dificuldades no seu caminho, que incluem traição, inveja e até doenças.


Prepare-se para uma paisagem maravilhosa, ótimas atuações, batalhas bem realistas, inclusive eu costumo dizer que antes de cada batalha passam-se alguns minutos de tensão no ar, onde as duas tropas inimigas costumam ter que esperar a chegada da outra para finalmente começar o ataque. Isso me mata de agonia e ao mesmo tempo acho fascinante. Os deuses nórdicos estão presentes "no ar" todo o tempo, tudo que os viking fazem tem o propósito de agradar os deuses. 


As batalhas contra os ingleses, as estratégias, as paredes de escudos, os machados e espadas, as tradições e sistemas de governo, o respeito aos deuses, o medo de não morrer lutando, ou seja, a cultura nórdica é bem apresentada nessa série. O realismo das batalhas, o sangue, a sujeira, o brilho do olhar, tudo muito impecável. Prepare-se para amar e depois detestar personagens, e vice-versa. Está mais do que recomendada!


Trailer:


Extra: Trailer da 3ª temporada:


Um comentário:

  1. Oi, tudo bom?
    A trama da série realmente parece boa, porém eu não gosto muito de coisas de época, sou mais puxada pro lado das histórias modernas ;/
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...