25/03/2015

Livro: Garota Exemplar

Título: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Número de Páginas: 448
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Garota Exemplar é um livro surpreendente que, admito, demorei demais para começar a ler! E, mais vergonhosamente ainda, admito que só li depois que assisti ao filme, que por sinal é uma adaptação muito boa do livro. Agora que já fiz minhas confissões vergonhosas, vamos ao que interessa.

O livro gira em torno de Nick Dunne, um cara comum, daqueles que todos gostam. Ele o narrador de livro, e vê sua vida mudar de "pacata e comoda" para "infernal e tensa", quando na manhã do seu aniversário de cinco anos de casamento, ele chega em casa e não encontra sua esposa, Amy. Ao invés disso, ele depara-se com uma sala bagunçada, como se houvesse ocorrido uma briga. Prontamente, Nick chama a policia, e é a partir daí que torna-se o principal suspeito do assassinato/desaparecimento de sua esposa.
A Amy não é uma jovem qualquer, que mora no interior do país. Desde criança cresceu cercada pela fama e fortuna, pois seus pais, um casal de renomados psicólogos a usou como inspiração para um coleção de livros intitulados "Amy Exemplar", onde sua querida Amy sempre é perfeita e a melhor em tudo. Claro que a Amy de verdade, cresceu sob uma enorme pressão: sempre ser a melhor, sempre ser Exemplar!


Casar-se com alguém implica conhecer a pessoa mais profundamente que tudo. Você passa a conhecer não só as qualidades, mas os maiores defeitos de seu cônjuge, e nem todos estão pronto para lidar com o pior do outro.
O livro é dividido em três partes, a primeira é narrada por Nick, mas alternada com a narrativa da Amy, ou melhor, da Amy do passado, pois consiste em trechos do diário dela. É assim que nós conhecemos a história dos dois, como se conheceram e tudo mais pelo ponto de vista dela. A segunda e terceira parte seguem a mesma linha com algumas pequenas mudanças (que eu não vou contar para não estragar a surpresa).
Uma história envolvente e até chocante. A mente humana é mais complexa do que podemos imaginar e isso me assusta. O livro vem trazer para os leitores uma mensagem clara: cuidado, você pode não conhecer a pessoa ao seu lado. Todos temos diversas facetas e máscaras, fantasias que vestimos em cada ocasião: o aluno aplicado, a pessoa descolada e divertida, o trabalhador... Mas nosso eu verdadeiro? Quase nunca o mostramos. Nos moldamos para o que a ocasião pede, somos os melhores sempre. Somos a Amy Exemplar!
O livro é muito bom mesmo! Um suspense de tirar o fôlego, que nos faz mudar de idéia e nos dá um nó na cabeça. Como eu meio que já sabia a história por causa do filme, já sabia o que esperar, mas mesmo assim as surpresas e pormenores da história me encantaram! Estou apaixonada pela forma de escrita da autora e já estou em busca de outras histórias. Recomendo a leitura com total certeza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...