13/02/2015

Livro: Brás, Bexiga e Barra Funda

Título: Brás, Bexiga e Barra Funda
Autor: Alcântara Machado
Editora: -
Ano de publicação: 1927
Número de Páginas: 200
Minha Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥

O livro é nada mais que uma coletânea de contos, que, segundo o próprio autor, nasceram como noticias, pequenos quadros do cotidiano dos pobres de São Paulo da época. Ao total são onze contos com uma visão bem humorada, unindo a prosa, o conto e a noticia de uma forma divertida.

Este foi mais um livro que fui "obrigada" a ler no ensino médio, e bem, não foi tão ruim assim, devo dizer. A cada conto eu me divertia e compreendia a situação dos personagens. Não há aquelas descrições gigantes, apenas é dito o essencial sobre o ambiente e os personagens, e a narrativa é em terceira pessoal, nos dando assim um olhar mais amplo e imparcial das histórias.
Os contos possuem alguns temas recorrentes, entre eles estão a luta do italiano pobre para conseguir dinheiro, o despreparo da cidade e do adulto com relação a criança que não possui espaço adequado nem atenção necessária. Além de criticas sociais contidas nas entrelinhas.
O livro é bem curtinho e possui uma narrativa linear. Dá pra ser lido facilmente em uma tarde, mas como todo livro de contos que eu indico aqui, recomendo que a leitura seja espaçada. Na minha humilde opinião, assim é melhor para entender as histórias e apreciar mais o livro.


Um comentário:

  1. Obrigado pela dica de como ler livro de contos. Vou tentar este desta forma, talvez intercalado com outro livro. O último livro de contos que li não me causou nenhuma sensação e não me marcou nem positivamente nem ao contrário, parecendo que eu não o li. Normalmente eu sempre guardo algo de um livro, a não ser que eu não tenha gostado dele.

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...