25/12/2014

Filme: O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas)

Título: O Estranho Mundo de Jack
Título Original: The Nightmare Before Christmas
Gênero: Animação, Musical
Direção: Henry Selick
Produção e Roteiro: Tim Burton
Elenco: Chris Sarandon (Jack Skellington), Danny Elfman (providencia a voz de Jack enquanto canta), Catherine O'Hara (Sally), William Hickey (Doctor Finklestein), Glenn Shadix (Prefeito da "Cidade do Halloween"), Ken Page (Oogie Boogie / Monstro Verde), Ed Ivory (Santa Claus / Papai Noel)
Duração: 76 minutos
Ano de Estreia: 1993
Minha avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥♥

Quando tudo começou, O Estranho Mundo de Jack não deveria passar de um especial de Natal de apenas 30 minutos de duração. Contudo, como as idéias de Burton são incontroláveis, a Disney concordou na produção completa do filme que hoje, após 21 anos, ainda continua fazendo sucesso.

♪ "Boys and girls of every age
Wouldn't you like to see something strange?
Come with us and you will see
This, our town of halloween
This is halloween, this is halloween..." ♫

A Cidade do Halloween é uma cidade onde todos os monstros vivem. Eles estão lá em prol do Halloween, e passam o ano planejando como será a celebração do mesmo. Entre eles, o mais notável é Jack Skellington (ou Jack Esqueleto na tradução), ele é o rei do terror, o cidadão mais notável e assustador de toda a cidade. Mas o que ninguém sabe é que secretamente Jack está cansado de todo ano fazer a mesma coisa, e é com este sentimento que ele acaba encontrando o caminho para a Cidade do Natal.


Nosso jovem "herói" encanta-se com tudo que há neste novo mundo, ele não consegue entender todas as diferenças e isso o fascina de um jeito inexplicável. Quando ele retorna a cidade do Halloween cheio de idéias, as coisas não saem bem como o esperado, mas para dar aos seus companheiros o que eles desejam, Jack acaba deturpando um pouco o espírito do Natal. E assim, a Cidade do Halloween decide que este ano o Natal será deles!


Como já dá pra sacar, o plano não saí bem como esperado né?! Jack acaba percebendo que ele é o rei do Halloween, não o Papai Cruel (que é como ele chama o Papai Noel). É meus amigos, se ele tivesse ouvido a pequena e doce boneca de pano Sally, a confusão poderia ser evitada. Mas a confusão foi boa, serviu não apenas para mostrar o quão importante é o espírito natalino, bem como nos fez perceber que não adianta tentarmos ser outras pessoas, somos melhores sendo aquilo que nós somos.


O filme é, além de uma animação, um musical, com letras e arranjos feitos pelo incrível Danny Elfman. Foi um dos primeiros filmes do Burton que eu assisti e sou apaixonada até hoje. Na comemoração de 20 anos de lançamento do filme em 2013 foi lançado um CD intitulado Nightmare Revisited, onde todas as músicas do filme foram regravados por grandes nomes com Fall Out Boy, Panic! at the Disco, Marilyn Manson, Fiona Apple e She Wants Revenge.


É uma obra prima, e um clássico do cinema, sim eu digo que é e pronto! Ha! Vale muito a pena conferir e eu acho que capta bem o espírito natalino! Recomendo com total certeza!


Um comentário:

  1. É um clássico mesmo. Acho incrível esses filmes feitos com bonequinhos de massa, é um trabalho imenso fazer isso (já vi na tv como eles fazem).
    Amooo esse filme e não canso de ver *-*

    |A Beautiful Lie|

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...