31/10/2014

Filme: Invocação do Mal

Título: Invocação do Mal (The Conjuring)
Gênero: Terror, Suspense, Drama
Direção:  James Wan
Elenco: Vera Farmiga (Lorraine Warren), Patrick Wilson (Ed Warren), Lili Taylor (Carolyn Perron), Ron Livingston (Roger Perron), Shanley Caswell (Andrea Perron), Hayley McFarland (Nancy Perron), Joey King (Christine Perron), Mackenzie Foy (Cindy Perron), Kyla Deaver (April Perron), Shannon Kook (Drew), John Brotherton  (Brad), Sterling Jerins (Judy Warren), Marion Guyot (Georgiana Moran), Steve Coulter (Padre Gordan), Joseph Bishara (Bathsheba).
Duração: 112 minutos
Ano de estreia: 2013
Minha avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

"Clap, clap!"

Vou aproveitar o clima Halloween de hoje para falar de um filme de terror que foi sucesso ano passado, e continua até hoje, graças ao seu spin-off Annabelle (que logo logo falarei dele também). Em Annabelle, os acontecimentos ocorrem antes da história desenvolvida neste filme que resenharei hoje. O nome dele é Invocação do Mal.

Ambos são baseados em casos "reais" de possessão. Reais entre aspas porque casos assim sempre deixam uma curiosidade se esse tipo de coisa acontece mesmo ou não. O fato é que o casal Warren existiu (Lorraine tá viva até hoje), Annabelle está lá trancafiada em uma espécie de museu na casa deles, e a família Perron, retratados nesse filme, também existiu. Todo o filme foi baseado em seus depoimentos (não da Annabelle, essa aparentemente está quieta no relicário onde se encontra até hoje). Mas não vamos discutir se casos paranormais são reais ou coisa do psicológico. Eu nunca vi nem senti nada (além de medo à noite  aqui no corredor da minha casa de 80 anos de idade), mas prefiro continuar sem ver nem sentir, tá ótimo assim, viu espíritos?

Em Invocação do Mal conhecemos a história do casal Warren, da família Perron, e um pouquinho da bonequinha super fofa sqn Annabelle e qual sua ligação com o casal de investigadores de fenômenos paranormais. O casal é famoso por ter investigado casos, além da boneca e dessa família Perron, como a  mansão mal assombrada de Amityville - Long Island, EUA - que gerou livros e filmes. O filme começa com o casal Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) visitando um apartamento pertencente a duas colegas de quarto, onde as duas afirmam ter encontrado uma boneca possuída por um espírito de uma menina chamada Annabelle e que, segundo elas, estava ligada a estranhos fenômenos paranormais e bizarros. Aqui você pode ler sobre toda a história da real Annabelle. O casal então leva a boneca para sua casa, onde mantêm uma espécie de museu de objetos relacionados com os casos paranormais que haviam enfrentado. 

Em outro lugar, Harrisville, uma família, marido esposa e 5 filhas (sim, cinco meninas, nossa!) se muda para uma casa antiga e isolada de uma extinta fazenda. A coisa já começa quando a cachorrinha da família prefere ficar do lado de fora da casa em vez de entrar. Eu teria ido embora, mas enfim. Em mais alguns dias na nova moradia, a família percebe sinais estranhos de que não estão sozinhos na nova casa velha. Barulhos estranhos, cheiros fedorentos, mãos invisíveis passeando pelo seus corpos, etc. Velhos clichês de filmes de terror. Mas já que esse caso aconteceu em 1971, podemos dizer que os clichês de terror são baseados na maioria dos relatos que as pessoas fazem sobre suas experiências sobrenaturais. Enfim, a mãe Carolyn, ouvindo falar do casal de investigadores, os implora para tentar descobrir o que está acontecendo na casa de Harrisville, e se aquilo pode ameaçar a vida de sua família.

"... Quem é o responsável? Podemos dizer que é o medo. Ele tem o poder de te fazer ver coisas que não estão lá, mas também pode te alertar sobre algo que os outros não conseguem ver. Não importa se você acredita ou não, acontece que os filmes envolvendo assombrações e demônios são sempre os mais assustadores. Até porque, está mexendo com algo sobrenatural, algo do cotidiano, que pode estar acontecendo na sua própria casa. É por isso que esse tipo de filme tem tanto efeito sobre as pessoas em geral." - Nefferson Ribeiro
Invocação do Mal me ganhou justamente por isso. Não espere por caras feias e monstros super-maquiados (isso só apareceu umas duas vezes no filme). O que dá medo mesmo foi a forma como o filme foi construído, a iluminação, jogos de luz, James Wan soube fazer um bom filme de terror bem tenso mesmo, sem apelar para sons altos e muita música de suspense, diversas cenas onde espíritos aparecem no fundo ou sem que você esteja esperando. É de gelar a espinha. Recomendo, assista hoje à noite, quando todos estiverem dormindo, com as luzes apagadas rsrs. Bom filme!

Trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...