25/07/2014

Livro: A Lista Negra

Livro: A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Nº de páginas: 256
Ano de publicação: 2012
Minha avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥♥

Falar de bullying tem sido a menina dos olhos de muitos autores, mas poucos conseguem fazer um relato tão intenso do lado da vítima. Nos EUA as tragédias decorrentes do bullying são mais frequentes e tem mais repercussões que as daqui do Brasil. Lá são inúmeros os casos de jovens que atiraram em colegas de escola ou familiares devido a agressões que sofreram.

20 de abril de 1999, Columbine, Estados Unidos; 26 de abril de 2002 , Erfurt, Alemanha; 16 de abril de 2007, Virginia Tech, também nos EUA; e 7 de abril de 2011, Realengo, Brasil. Além desses, muitos outros já jovens já ocuparam os holofotes da mídia ao assassinarem colegas a tiro. A Lista Negra começa sua história com um noticiário, onde um jovem assassinou colegas a tiros na cantina do colégio Garvin e depois cometeu suicídio. Esse jovem era Nick, namorado de Valerie, nossa protagonista e narradora.

Val sente-se culpada. Ela acha que é culpada. Foi ela quem começou com A Lista Negra, ela que colocou os primeiros nomes daqueles que a perturbavam, que a odiavam. Pessoas que a magoaram, que a chamavam de Irmã da Morte, aqueles que perturbavam Nick, o humilhavam. Ela não quer voltar para o colégio, ela não quer seguir adiante, ela sente falta de Nick, do Nick que ela conheceu, atencioso, carinhosos companheiro. Ele a entendia. Eles eram iguais. Ela sente-se culpada por não ter percebido que ele falava sério.

Um livro muito bem escrito, que nos leva ao passado, onde conhecemos um pouco Nick e Val, e logo em seguida nos trás ao presente, ao que sobrou da vida conturbada de Val. Ela tem que lidar com sua perda, além das desconfianças de todos. Ela também era uma das vítimas, ela também perdeu alguém que amava aquele dia, mas todos parecem achar que ele será a próxima a pegar uma arma e sair matando a todos.

Eu não consigo imaginar como deve ser perturbante uma vida assim. Algumas vezes enquanto eu lia, eu compartilhava os sentimento de Val, teve horas que senti raiva por ela, pelas injustiças que ela sofreu. Ela acha-se culpada, em momentos ela sabe que não é, e existe um longo caminho pela frente. Eu sei que não posso julgá-la, graças ao bom Deus eu nunca estive em uma situação assim, e espero nunca passar.

O livro é marcante e sua leitura envolvente. Eu fiquei hipnotizada e queria ler e ler, e quando o livro acabou eu queria mais, eu queria, e ainda quero saber o que está acontecendo com a Val, como ela está superando. Recomendo com total certeza a leitura, que nos fará refletir um pouco mais sobre as "brincadeiras" não tão inocentes que alguns adolescentes fazem.




Um comentário:

  1. Com muitos elogios positivos, acho que é um livro que tenho certeza que amarei. O problema é que nunca achei pra comprar com um preço bom auhahuahuahu
    Adorei a resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...