24/05/2014

Livro: A história do ladrão de corpos (As crônicas vampirescas Vol. 4)

Livro: A história do ladrão de corpos (As Crônicas Vampirescas Vol. 4)
Autor (a): Anne Rice
Editora: Rocco
Nº de páginas: 468
Ano de publicação: 1995

Demorei, mas finalmente estou aqui para comentar sobre A História do Ladrão de Corpos, o quarto livro da série As Crônicas Vampirescas da Anne Rice. Eu demorei um pouco porque estava relutante depois de ler A Rainha dos Condenados (o livro anterior da série), a história é boa, mas o começo foi tão massante que foi uma lita chegar ao fim do terceiro livro. Porém, o quarto livro não é assim, e o nosso pequeno demônio sedutor, que atende por Lestat de Lioncourt, está de volta para mais uma aventura fascinante!
"Cabelo louro caindo até os ombros, penetrantes olhos azuis, roupa extremamente elegante, um sorriso irresistível e um corpo bem-feito, com um metro e oitenta de altura que, a despeito dos seus duzentos anos de vida, parece o de um mortal de vinte anos."
Que nosso querido vampiro é um ser vaidoso, que preza as belas coisas da vida (nem que seja da vida pós morte) não é nenhuma novidade. Ele se acha um belíssima criatura, um demônio com um envolucro angelical. Mas dessa vez ele terá a chance de mudar completamente, e não digo apenas corte de cabelo, etc. Me refiro a mudar de corpo: deixar de ser o assassino sedento por sangue imortal e partir para o corpo de um humano. Já deu pra sacar a confusão.

Eu creio que o maior defeito de Lestat é a sua impulsividade. Ele não pensa antes de agir, quer dizer, não pensa muito, não cobre todas as possibilidades, e se entrega de forma apaixonada e algumas vezes, birrenta, a tudo aquilo que ele deseja. Mesmo tento todos contra, inclusive seu amigo humano David Talbot, Lestat se arriscar, tudo pela vontade de ter os pequenos prazeres humanos de volta ,como por exemplo, caminhar sob o sol novamente.

Ele vez a troca, inebriado diante das possibilidades, esqueceu-se de todos os pormenores: fome, frio, doenças... Ele entrega-se de forma abrasadora as experiencias, e quando se vê só, com todos aqueles que achava que podia contar, incluindo seu amado Louis, Lestat percebe que nem tudo saiu como planejado.
O livro nos faz pensar um pouco sobre religião, como Deus pode ser imperfeito e como o Diabo pode estar bastante insatisfeito com seu trabalho. A principio pareceu um pouco monótona, mas o enredo logo começou, não seguindo de maneira reta, por assim dizer, mas cheio de curvas e surpresas a cada nova volta. Durante a história conseguimos absorver muitas lições, o que ao meu ver, só enriqueceu mais a narrativa. Eu gostei e recomendo com total certeza!
“De que adianta descrever o meu sofrimento? Ou a dor surda ou tenebrosa que eu sentia? De que adianta dizer que eu conhecia a extensão de da minha injustiça, da minha desonra e da minha crueldade? Eu sabia a magnitude do que tinha feito a ele. Eu me conhecia, conhecia toda a minha maldade e não esperava do mundo nada mais do que maldade.” - Lestat, página 456




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...