30/03/2012

A menina que não sabia ler

Livro: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding
Editora: LeYa
Ano: 2010
Número de Páginas: 288

"Sentei-me em minha torre e fiquei olhando para eles enquanto desciam pela entrada, cavalo e cavaleiro fundindo-se em uma forma escura, uma gralha preta no meio da neve branca."
O livro me instigou pelo nome. Fiquei curiosa para saber porque ele se chamaria A menina que não sabia ler. Lógico que a primeira coisa que me veio a mente foi: "Bom, o livro deve contar a história de uma menina que obviamente não sabia ler." E me surpreendi com ele.
É verdade, o livro conta a história de Florence, uma jovem garotinha de 12 anos que a principio não sabia ler. Mas veja bem, o livro é narrado em primeiro pessoa. Isso mesmo, a jovem Florence que o narra, e devo dizer que o vocabulário dela me causou invejinha. Entenda bem caro leitor, ela foi proibida de aprender a ler pelo seu tio e tutor, logo, ela ao descobrir a biblioteca da casa onde vivia, encantou-se pelos livros e decidiu aprender a ler só. E conseguiu.
Porém, o livro não trata só da paixão dessa jovem por livros inusitados (veja bem, ela tem 12 anos e ama Shakespeare e Edgar Allan Poe, convenhamos, muitos adultos não suportariam este tipo de leitura). A principio trata-se apenas disso, mas a medida que a história vai avançando novos personagens são acrescentados e as coisas começam a ficar bem interessantes.
Estou me controlando ao máximo para não soltar spoillers, mas o que mais achei interessante no livro foi que como a narração é em primeira pessoa, obviamente não é uma leitura imparcial. Tratando-se da mente de uma criança bastante criativa, chega um momento onde fica difícil saber até onde a imaginação dela interferiu em seu julgamento. Eu realmente adorei o livro e recomendo com toda certeza. ;]


2 comentários:

Nos diga o que achou:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...